Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

A maior rota de turismo religioso do Brasil

  • O CRER
  • Modalidades
  • Mapas
  • Credenciamento
  • Contatos
  • CLOSE

O Caminho

O Caminho Religioso da Estrada Real é uma experiência única. É o Maior Roteiro de Turismo Religioso do Brasil, abrange 38 municípios, sendo 32 mineiros e 06 paulistas.

O envolvimento das comunidades locais e o foco na sustentabilidade, é o que torna o caminho possível e leva o peregrino, romeiro, caminhante e/ou turista da Basílica de Nossa Senhora da Piedade em Caeté/MG, até a Basílica Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida/SP ou vice e versa!

Possibilita reviver as passagens dos bandeirantes em busca de uma vida melhor; conhecer histórias de construção de templos que irradiaram cidades – histórias de fé, de sofrimento e de visão de futuro; participar de manifestações que acompanham as sociedades desde sua formação; vivenciar momentos de contemplação, de autoconhecimento, de superação, de espiritualização e de transformação.

Tudo isso num cenário de templos barrocos, casarios coloniais, comunidades com forte devoção religiosa e belíssimas paisagens montanhosas.

Caracterização Natural

O Caminho Religioso da Estrada Real tem início na Serra da Piedade, a 1.696 m de altitude, ponto mais alto do percurso, se destacando no Maciço do Espinhaço, juntamente com as serras do Caraça, do Itacolomi, do Itabirito e de Ouro Branco – todas localizadas na região do Quadrilátero Ferrífero, uma das mais ex- traordinárias regiões minerais do mundo. O caminho segue em direção ao Campo das Vertentes, onde se sobressaem as serras do Gambá, do Lenheiro e de São José. Passa pelo Sul de Minas, local de solo fértil, domínio da imponente Serra da Mantiqueira, que faz a divisa natural entre Minas Gerais e São Paulo, onde as nascentes seguem em direção ao vale do Rio Paraíba do Sul.

No Caminho Religioso, sob o clima tropi- cal de altitude, tem destaque a transição dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, ocasionando uma diversidade única de árvores, como os jacarandás, os ipês e os jequitibás, além de abrigar gramíneas, bromélias, orquídeas e samambaias – es- pécies típicas das matas das regiões Cen- tral e Sul de Minas. Esta área de transição é habitat de uma fauna única e expressiva com muitas aves, várias espécies endêmi- cas de répteis, anfíbios, invertebrados e mamíferos, destacando-se o lobo-guará, os macacos guigó e mono-carvoeiro.

O Planalto, também presente em boa parte do Caminho, é caracterizado por relevos bem acidentados, com campos

rupestres, vales, colinas e serras, com uma média de 800 m de altitude. Divide as águas de quatro bacias hidrográficas: Rio São Francisco, Rio Doce, Rio Grande e Rio Paraíba do Sul.

No percurso do Caminho Religioso es- tão algumas Unidades de Conservação, como o Santuário do Caraça, de âmbito federal, com as tipologias vegetais de Mata Atlântica de Interior, Cerrado e Cam- pos de Altitude; o Parque Estadual do Itacolomi, com altitudes que variam de 700 m a 1.772 m, com grande diversi- dade biológica e diversos cursos d’água, e a APA Mantiqueira, uma das maiores Unidades de Conservação do sudeste brasileiro, também com grande biodi- versidade e significativa composição geológica. Ao passar por estas áreas, o peregrino, além de conhecer e contem- plar a exuberância da paisagem, deve se atentar às regras básicas de compor- tamento que precisam ser adotadas em áreas de proteção ambiental.

O Caminho Religioso é uma experiência única. Possibilita conhecer e vivenciar a dinâmica da natureza, sua beleza e suas características e entender a necessidade de sua preservação.

Material de Apoio

TUTORIAL CRER

Baixe agora o seu Tutorial

Gestão de Passaporte e Carimbos

BAIXAR

FUNCIONAMENTO ATRATIVOS

Informações de Funcionamento

Funcionamento dos principais Santuários, Parques e Museus da ROTA CRER

BAIXAR
'); document.write(''); }